BIOGRAFIA

 

 

Wilza Mayrink Souza Monteiro , natural de Ponte Nova-MG, filha de Wilson de Souza e Tereza Mayrink de Souza, casada, professora formada pelo Colégio Normal Pontenovense em Curso de Especialização na Área Educacional e graduada em LETRAS pela FAVAP.

Formada pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro em piano, canto coral, teoria musical, harmonia e morfologia. Registrada na ordem dos Músicos do Brasil sob número 13946.

Formada também em Teclado, Canto Popular, MIDI,  Computação Musical pelas Escolas:

  •  Melody Maker: Computação musical, MIDI;
  •  Keyboard Escola de Música : Teclado prático, teoria; 
  •  Com a Corda Toda: Canto popular. 

 

Escritora de POEMAS;

Integrante da ALEPON –Academia de Letras de Ponte Nova-MG, ocupa cadeira 25.

Compositora de música popular, infantil e sacra, com letra, melodia e arranjo próprio, atualmente com mais de 300 canções, as quais se encontram registradas pela UFRJ.

Compositora dos HINOS:

  • Hino da ALEPON: Música de Wilza Mayrink e Letra de Ivani Damasceno;
  • Hino à cidade de Ponte Nova-MG: Música de Wilza Mayrink e Letra de Ivani Damasceno; 
 

Autora do  Livro Poemas & Canções lançamento 2014.  Maiores informações clique aqui.

 

Autora do  Livro a editar:

  •  A Bicharada : história infantil. Maiores informações clique aqui.
  •  Canções de Louvor: música  sacra;
  •  Cante Comigo: canções infantis  educativas;
  •  Cante & Aprenda: canções infantis educativas.

 

Autora do método para teclado CLEYMAR. Trabalha em Ponte Nova há mais 10 anos com escola de teclado em sede própria onde ministra CURSOS de teclado de forma facilitada . 

LOCAL ONDE TRABALHOU COM MÚSICA:

 

Através de projeto próprio “MÚSICA NAS ESCOLAS” e  material próprio,  trabalhou nas cidades de ACAIACA e ORATÓRIOS pela prefeitura local, com crianças, adultos e terceira idade com música e artes. Fez também um trabalho como voluntária (com  crianças carentes , de 7 a 14 anos de idade, na área de música, ministrando Canto-coral  e  Teoria musical, com metodologia própria, nas escolas :

  •  ESCOLA 1º GRAU “RECRIANÇA”: PONTE NOVA-MG  
  •  ESCOLA ESTADUAL DR JOSÉ MARIANO: PONTE NOVA -MG

 

Projeto “Música nas Escolas” : elaborado através de pesquisa , experiência e metodologia  própria. Este projeto tem como objetivo levar para as escolas a “Música”, amenizando a agressividade e o desinteresse de crianças carentes , com idade entre 7 e 14 anos,  e fazer com elas melhorem no rendimento escolar, familiar e social . Este projeto citado, encontra-se protocolado na SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E CULTURA DE PONTE NOVA -MG desde 1.998  e está  mais detalhado em uma  entrevista concedida  à Sª Sônia Saporetti, publicada  no Jornal “Hoje em Dia”, do dia 06 de Julho de 2.000, página 08, caderno Minas.